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    • 5 ideias para usar a tecnologia na Educação Infantil

    5 ideias para usar a tecnologia na Educação Infantil

    19 de janeiro de 2021

    Por: Kelly Drumond

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    A tecnologia já é presença comum no cotidiano das crianças. O uso de computadores e dispositivos móveis começa cada vez mais cedo, seja para brincar, entreter ou comunicar. Os alunos da atualidade fazem parte de uma geração conectada com o mundo digital. Nesse contexto, a inserção de ferramentas tecnológicas no ambiente escolar potencializa o processo de ensino-aprendizagem, assegurando práticas pedagógicas mais interativas e dinâmicas. 

    Na Educação Infantil isso não é diferente. O uso da tecnologia como aliada do processo educacional estimula o desenvolvimento de competências importantes para o crescimento dos pequenos. Neste artigo, confira como o uso da tecnologia pode beneficiar o processo de ensino-aprendizagem e 5 dicas para usar esses recursos na Educação Infantil. Confira! 

    A tecnologia na Educação

    A nova geração de estudantes está imersa em um contexto social no qual os recursos tecnológicos fazem parte das atividades cotidianas de uma maneira muito natural. Observando essa realidade, é fato que as escolas também precisam considerar a integração da tecnologia na dinâmica escolar. 

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva a modernização dos processos educacionais e das práticas pedagógicas com o objetivo de formar as habilidades e competências necessárias para o século XXI. Duas das dez Competências Gerais determinadas pela BNCC – que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo de todos os anos da Educação Básica – estão relacionadas ao uso da tecnologia. 

    Competência 5: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

    Competência 4: “Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.” (BNCC, 2018)

    A tecnologia na Educação Infantil

    Os objetos digitais também encontram espaço na Educação Infantil. Se considerarmos que mesmo antes de ler e escrever os pequenos estão conectados ao mundo digital, a tecnologia ganha espaço e relevância na primeira etapa da Educação Básica. 

    Entendendo que a proposta da Base Nacional Comum Curricular é sensibilizar sobre o uso das tecnologias e seu papel na educação, para essa fase escolar a BNCC propõe que os recursos digitais sejam inseridos nos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

    “Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.” (BNCC, 2018)

    Assim, além de incentivar a construção de significados sobre si, os outros e o mundo social e natural, é preciso considerar os conhecimentos de diferentes linguagens e modalidades. Isso quer dizer que as práticas pedagógicas devem também estimular os usos da tecnologia e recursos digitais para a construção de aprendizados significativos. 

    Os benefícios da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem  

    A tecnologia vem ganhando espaço nas práticas educacionais como aliada para o desenvolvimento integral dos estudantes. Na Educação Infantil, o uso de ferramentas tecnológicas, a partir de intencionalidades educativas, permite vivências interativas que facilitam a internalização do conhecimento. Além disso, há o estímulo quanto ao desenvolvimento da autonomia, colocando a criança de maneira ativa no processo de ensino-aprendizagem. 

    Criar ambientes inovadores e repletos de possibilidades desperta a curiosidade das crianças, propiciando novos aprendizados e descobertas. As aulas ficam mais dinâmicas, atraentes e motivadoras com a possibilidade de exploração de recursos visuais e lúdicos.  

    Importante também considerar que, como educação e contexto estão intrinsecamente relacionados, utilizar-se de práticas cotidianas da criança relacionadas às ferramentas digitais configuram situações de aprendizagens significativas. Dessa maneira, as crianças perceberão que os equipamentos tecnológicos também estão integrados às suas atividades escolares. 

    5 maneiras de usar a tecnologia na Educação Infantil 

    São várias as possibilidades de uso da tecnologia na Educação Infantil. Para auxiliar a aplicação desses recursos em sala de aula, relacionamos a seguir algumas alternativas de como inseri-los no aprendizado das crianças. 

    1 – Uso de jogos para aprendizados específicos 

    As práticas pedagógicas da Educação Infantil devem estar centradas em interações e brincadeira. Adequados a esse princípio, o uso de jogos estimula de maneira lúdica e criativa determinados aprendizados específicos. Algumas práticas ativam a coordenação motora e o raciocínio lógico.  

    Mas, além dos potenciais cognitivos, fazer uso da gamificação também estimula o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais. Interação, colaboração, empatia, pensamento crítico, resiliência e curiosidade são algumas das competências socioemocionais que extrapolam a apropriação de informações e asseguram uma formação integral e ativa dos alunos.  

    2 – Leituras online

    Os livros clássicos da literatura infantil ou as divertidas histórias em quadrinhos podem ser acessados virtualmente. Essa vivência de leitura online, além de oferecer uma experiência interativa e interessante, estimula o hábito e o gosto pela leitura, uma vez que a criança percebe a tecnologia como uma aliada nesse processo. 

    O educador pode fazer a leitura coletiva com a turma através do recurso digital e, em seguida, estimular que as crianças busquem novos títulos e interaja com o dispositivo. Essa prática se entrelaça aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil estabelecidos pela BNCC. Essas experiencias, situações e vivências concretas asseguram o direito de exploração em suas diversas modalidades. 

    3 – Exibição e produção de filmes

    A apresentação de vídeos para que os estudantes entendam melhor os conteúdos já é uma prática comum nas escolas brasileiras. A linguagem audiovisual é bastante atraente para as crianças e vídeos de curta duração, por exemplo, podem divertir e orientar as iniciativas pedagógicas. 

    Mas, a produção de filmes através de recursos tecnológicos acessíveis, como o aparelho celular, por exemplo, também pode ser uma atividade que estimula o processo de ensino-aprendizagem de forma ativa e criativa. A produção de um filme de curta duração assegura às crianças o trabalho colaborativo e o uso de várias linguagens. O roteiro do curta pode ser criado em conjunto pelas crianças, e os cenário e personagens podem ganhar formas através das massinhas de modelar. 

    4 – Explore as sonoridades 

    A tecnologia também permite que as crianças explorem sonoridades, com a estimulação auditiva e a descoberta e reconhecimento de sons e ritmos. Através de equipamentos para gravação e reprodução de sons – que pode ser o próprio celular –, os alunos podem gravar e depois reconhecer os sons da natureza e do próprio corpo, por exemplo. Outra possibilidade do uso dessa tecnologia em sala, é permitir que a criança tenha contato com culturas de diferentes partes do mundo a partir da musicalidade e dos ritmos de cada região. 

    5- Mural virtual 

    O mural da sala de aula pode ganhar um formato digital. Contudo, não basta tirar uma foto e publicar em um ambiente virtual.  A proposta é que, orientadas pelo professor, esse espaço seja trabalhado pelas próprias crianças, que registrarão as ideias discutidas em sala, as atividades realizadas e as descobertas da turma.

    Esse mural virtual pode ser criado através de ferramentas gratuitas para criação de blogs, por exemplo, ou até comunidades fechadas em redes sociais. O espaço colaborativo pode explorar práticas variadas de linguagens (como texto, foto, áudio e vídeo) dentro da intencionalidade educativa. Além disso, o mural pode ser acessível aos pais e responsáveis, permitindo interações e participações; ou ainda contar com conteúdos complementares para serem explorados junto com as famílias fora do ambiente escolar.  

    Soluções complementares de ensino para a Educação Infantil 

    O modelo tradicional de ensino ao qual estávamos acostumados está passando por grandes transformações. Uma nova forma de ensinar tem ganhado destaque: mais conectada e tecnológica.  É preciso que as instituições de ensino considerem a utilização da tecnologia como parte essencial para a construção de uma educação de qualidade. Os recursos tecnológicos devem ser vistos sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, favorecendo e dinamizando os processos educacionais.  

    Para essa transformação digital, soluções de aprendizagem de alta qualidade e eficazes devem estar alinhadas à proposta pedagógica da instituição em todas as etapas da Educação Básica, inclusive na Educação Infantil. A Plataforma Digital de Aprendizagem (PDA), por exemplo, auxilia professores e alunos a organizarem suas aulas, tarefas e atividades, além de aumentar a colaboração e melhorar a comunicação entre eles. Aulas digitais, vídeos, textos, áudios, animações, apresentações, jogos e coleções digitalizadas são alguns dos recursos oferecidos pela plataforma, que conta com ferramentas variadas para alunos, professores, famílias e gestores. 

    A implementação das tecnologias educacionais precisa levar em conta a estrutura e objetivos da escola, já que elas são um apoio para o professor no processo de ensino-aprendizagem e precisam estar em sintonia com as práticas utilizadas. A Plataforma Educacional Plurall, por exemplo, oferece recursos de apoio às práticas em sala de aula. Dentro dela, os alunos podem ter acesso ao material didático digitalmente, de maneira rápida e prática.  

    Além disso, a tecnologia dispõe de possibilidades para as práticas experimentais de aprendizado, potencializando a formação das crianças quanto às competências socioemocionais e estimulando as habilidades necessárias para os novos tempos. A Mind Makers, por exemplo, traz o conceito de Pensamento Computacional como disciplina que pode ser inserida na matriz curricular da escola. A partir de uma metodologia ativa e de aulas super dinâmicas, crianças e jovens colocam a mão na massa para desenvolver habilidades relacionadas à resolução de problemas. O conteúdo programático evolui conforme uma trilha de aprendizagem que vai da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental. 

    Alinhado a esse modelo de metodologia prática de mãos na massa, o Matific traz a Matemática para uma plataforma repleta de atividades lúdicas e interativas, estimulando a autodescoberta e permitindo que os alunos se envolvam em situações concretas de aprendizado. A plataforma de matemática online estimula o pensamento estratégico e a capacidade crescente e sofisticada de pensamento lógico. 

    Vale destacar que a tecnologia também é recurso muito valioso para as experiências da Educação Infantil com a literatura. Pensando nisso, o Coletivo Leitor preparou um e-book sobre como explorar a tecnologia nas aulas de Literatura, propondo atividades interativas e o uso de telas para motivar e envolver os estudantes. Clique aqui e baixe gratuitamente “As escolas na era da tecnologia: Manual de atividades para ensinar Literatura usando o meio on-line”.

    Educação Infantil em tempos de pandemia

    Devido à suspensão das aulas presenciais decorrente da pandemia da Covid-19, uma preocupação tomou conta dos educadores da Educação Infantil: como minimizar os impactos no processo de ensino-aprendizagem de crianças tão pequenas? Nesse cenário inédito e desafiador, o uso da tecnologia foi um grande aliado. Adaptadas para atender também as crianças, as práticas de ensino a distância permitiram que aulas e atividades permanecem em tempos de isolamento social.

    Para conversar sobre os desafios da Educação Infantil em período de pandemia, o Líder em Mim (LEM), a Mind Makers e o English Stars – marcas que integram o portfólio de soluções complementares da SOMOS Educação – promoveram um webinário. No bate-papo, Samantha Ladeira, psicopedagoga, pós-graduada em Gestão Escolar e especialista em Educação Infantil sugeriu práticas de atuação para esse segmento de ensino.

    Entre as possibilitardes apoiadas pelos recursos tecnológicos estão a gravação de aulas, dicas de atividades remotas com as crianças pequenas e plano de aula on-line. Há também uma discussão sobre o retorno às atividades presenciais e outros pontos desafiadores que surgiram ao longo desse período. Clique abaixo e assista ao webinário:

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