• A+
    • A-
    • PT
    • EN
    • A SOMOS Educação
      • Quem somos
      • Blog
      • Somos Futuro
      • Coletivo Leitor
      • PROFS
      • Conteúdos para download
    • Sistemas de Ensino
      • Sistema Anglo
      • Sistema de Ensino pH
      • Ético
      • Fibonacci
      • Sistema Maxi de Ensino
      • Rede Pitágoras
      • Rede Cristã de Educação
    • Editoras
      • Editoras Ática e Scipione
      • Editoras Saraiva e Atual
    • Soluções Complementares de Ensino
      • Eduall
      • English Stars
      • Líder em Mim
      • Mind Makers
    • Soluções Digitais para Ensino
      • Learning Book
      • par
      • par literatura
      • Plurall
      • Plurall Store School
    • Soluções para Gestão Escolar
      • Livro Fácil
      • Phidelis
    • Contato
      • Fale conosco
      • Seja uma escola parceira
      • Trabalhe Conosco
    • Governança Corporativa
      • Canal Confidencial Cogna
      • Manual Anticorrupção
      • SUSTENTABILIDADE
      • Código de conduta
    • Informações financeiras
      • Debêntures
      • Aviso aos Acionistas
      • Demonstrações Financeiras
      • Relatório Anual
    • A SOMOS Educação
      • Quem somos
      • Blog
      • Somos Futuro
      • Coletivo Leitor
      • PROFS
      • Conteúdos para download
    • Sistemas de Ensino
      • Sistema Anglo
      • Sistema de Ensino pH
      • Ético
      • Fibonacci
      • Sistema Maxi de Ensino
      • Rede Pitágoras
      • Rede Cristã de Educação
    • Editoras
      • Editoras Ática e Scipione
      • Editoras Saraiva e Atual
    • Soluções Complementares de Ensino
      • Eduall
      • English Stars
      • Líder em Mim
      • Mind Makers
    • Soluções Digitais para Ensino
      • Learning Book
      • par
      • par literatura
      • Plurall
      • Plurall Store School
    • Soluções para Gestão Escolar
      • Livro Fácil
      • Phidelis
    • Contato
      • Fale conosco
      • Seja uma escola parceira
      • Trabalhe Conosco
    • Governança Corporativa
      • Canal Confidencial Cogna
      • Manual Anticorrupção
      • SUSTENTABILIDADE
      • Código de conduta
    • Informações financeiras
      • Debêntures
      • Aviso aos Acionistas
      • Demonstrações Financeiras
      • Relatório Anual
    • Home
    • Gestão Escolar
    • Como ser um gestor escolar inovador

    Como ser um gestor escolar inovador

    16 de março de 2021

    Por: Kelly Drumond

    Compartilhe:

    Ser inovador é uma das competências mais requeridas nos últimos tempos para o gestor escolar. É preciso ter visão estratégica, criatividade e versatilidade para lidar com as demandas do cotidiano das escolas. 

    Ao pensar em inovação, é comum que as pessoas façam uma associação rápida com recursos digitais. Mas, não se engane. Tecnologia é apenas uma ferramenta utilizada por profissionais inovadores. E é sobre isso que vamos falar neste artigo! 

    Você vai conhecer as características e competências que diferenciam os inovadores dos profissionais comuns e como fazer para ser de fato um gestor escolar inovador. Confira! 

    O que é ser um gestor inovador? 

    Antes de entender as características de um gestor inovador, é preciso entender o que é inovação. Esse conceito – por mais que seja comumente vinculado à tecnologia – diz sobre pessoas, e não apenas sobre equipamentos e práticas disruptivas.  

    Inovação está associada à exploração de novas ideias, sejam elas relacionadas a modelos de negócio, processos, métodos e até formas de organização de trabalho, desde que tragam resultados positivos para a instituição.  

    Assim, um gestor inovador é aquele profissional que extrapola as tarefas básicas do dia a dia, antecipa tendências, aposta na experimentação e encontra soluções relevantes e criativas para variadas situações.  

    Como ser um gestor escolar inovador? 

    A função do gestor escolar é multifacetada. À frente de várias atividades estratégicas para o bom funcionamento da escola, esse profissional precisa, além de muita versatilidade, estar sempre alinhado às tendências contemporâneas da educação.  

    Profissionais dinâmicos, criativos e que se atualizam constantemente são cada vez mais necessários para responder às intensas transformações e desafios atuais. Assim, o primeiro passo é expandir o enfoque limitado que direciona a rotina para questões apenas administrativas e financeiras, para atuar efetivamente como liderança. O papel de um dirigente inovador na condução das atividades pedagógicas e institucionais deve acontecer a partir de um viés de totalidade, e não por enfoques fragmentados ou hierárquicos. 

    Um gestor inovador está sempre empenhado na transformação daquilo que está em curso, consolidando mudanças significativas no ambiente da escola e no sistema de ensino como um todo. Essa nova forma de atuação pode não parecer tão fácil, já que o perfil do atual gestor da escola básica brasileira ainda carrega traços da função secular. Por isso é tão fundamental uma liderança aberta a inovações e tentativas inovadoras. 

    É preciso que a escola se aproxime do seu tempo, incorporando em sua rotina uma visão contemporânea da educação, com novas metodologias, recursos didáticos inovadores e novas práticas para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, cabe ao gestor abrir espaços para novas dinâmicas, antecipando e revelando experiências e novas tendências.  

    Um gestor inovador mantém a instituição de ensino sempre atualizada, referenciada, em sintonia com práticas de ensino criativas e efetivas. Contudo, ser inovador não é um talento nato. Trata-se de uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida. A seguir, conheça algumas competências que podem ajudar você, gestor, a tornar-se ainda mais inovador. 

    Competências necessárias para um gestor inovador  

    Conhecido como guru da inovação, Clayton M. Christensen, professor na Harvard Business School, aponta cinco competências fundamentais para ser um profissional inovador. Segundo as teorias de Christensen, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades que permitem pensar de forma inovadora. São elas: 

    • Associar: essa habilidade diz da capacidade de conectar diferentes perspectivas para atingir um resultado novo e positivo. Ou seja, colocar os problemas, questões, ideias e recursos sob um prisma simples, buscando novas possíveis combinações e configurações para atender a uma demanda antiga. 
       
    • Observar: para gerar inovações significativas é preciso observar, mas não a partir de visões e julgamentos pré-estabelecidos. É preciso estar com a mente aberta e desprovida de preconceitos. Ouça seus pares, se atente para os detalhes de cada prática, compreenda as causas e os comportamentos.  
       
    • Questionar:  a curiosidade é uma marca da atitude inovadora. É preciso desvincular-se do perfil meramente executor e questionar todas as possibilidades, saindo do senso comum. A partir da habilidade de observação citada acima, você consegue fazer perguntas sobre cada processo. Por que fazemos assim? Como isso pode ser melhorado? E se fosse feito dessa outra maneira? 
    • Networking: trabalhar em rede é uma habilidade que diz sobre a capacidade de abraçar a diversidade. Ou seja, reunir pessoas diferentes em torno de uma mesma questão, para que, juntos, seja possível trazer inovações a partir de diversas experiências e pontos de vista. Ser inovador é interagir com pessoas de áreas, gerações e culturas diferentes, com a capacidade de negociação e de resiliência. 
       
    • Experimentar: experimentação pode soar como ousadia? Sim! E é fundamental que haja disposição para testar incertezas. Os insights que emergiram a partir das habilidades de questionar, observar e associar precisam ser colocados à prova. Por isso, experimentar é um dos pontos essenciais para inovação. Mas, tentativas podem trazer erros, e a característica mais importantes de um profissional inovador é a resiliência. É preciso persistir, corrigir as ações e ajustar rotas, nunca desistindo no primeiro fracasso. 

    Vale observar que as competências fundamentais indicadas nos estudos de Christensen relacionam-se mais ao processo de descoberta de práticas inovadoras. Para efetivamente atuar com um gestor inovador, é preciso também potencializar as capacidades planejadoras, executoras e realizadoras. Coletar dados, analisar, estabelecer planos e metas, planejar, regular o tempo, por exemplo, são competências de execução que também formam um gestor inovador. E, aqui, apostar em inovações tecnológicas faz todo sentido! 

    Além disso, vale reforçar a importância das habilidades socioemocionais, também conhecidas como Soft Skills. Ter inteligência emocional, capacidade de automotivação e autodisciplina também caracterizam o profissional inovador.  

    Agora, se em algum momento pareceu distante a possibilidade de colocar inovação em prática no dia a dia, saiba que os gestores escolares mais inovadores não são aqueles que necessariamente apresentam ideias mirabolantes; mas os que tem a capacidade de aperfeiçoar o que já é feito. A maior inovação está em entender que ideias simples podem provocar resultados gigantes. 

    Tendências inovadoras da Educação Básica 

    Quando ampliamos o conceito de inovação de uma característica pessoal e profissional para uma cultura de ensino, nos deparamos com tendências mundiais baseadas em dados, estudos e conhecimentos sobre a aplicação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A inovação na Educação Básica considera as perspectivas do mercado de trabalho, as competências do século XXI, os efeitos da globalização e o desenvolvimento socioeconômico do país.  

    Para contextualizar essa realidade, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por exemplo, fez um levantamento sobre como a inovação funciona para melhorar a qualidade do ensino. Para contar mais sobre isso, preparamos um infográfico especial com dados e estatísticas sobre a inovação na educação mundial e ferramentas que podem ser aplicadas nas rotinas atuais de sala de aula. Baixe gratuitamente o material!  

    Conteúdos Relacionados

    Vídeo

    Direção Escolar em foco: os desafios da gestão na escola

    Baixar

    Vídeo

    Webinário: Paradigmas e Práticas da Nova Gestão Escolar

    Baixar

    Vídeo

    Webinário: Normatização da Escola Digital

    Baixar

    Receba a nossa Newsletter

      Compartilhar:


      Leia também:

      Leia mais
      Gestão Escolar

      De coordenador para coordenador: 5 conselhos dos gestores de escolas parceiras da SOMOS

      Por: Kelly Drumond

      São inúmeras as atividades exercidas pelo Coordenador Pedagógico. No exercício do seu trabalho, cabe a ele promover a integração de todos os agentes da…

      Leia mais
      Gestão Escolar

      Mundo VUCA: Como Gestores escolares encaram a formação socioemocional dos alunos

      Por: Kelly Drumond

      O conceito VUCA é uma sigla do inglês referente ao acrônimo dos termos Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity. Ou seja, Volatilidade,…

      Leia mais
      Educação Básica

      Desvendando o Ensino Híbrido

      Por: Kelly Drumond

      Especialistas afirmam que o ensino híbrido veio para ficar. Apesar das dificuldades iniciais vivenciadas na adaptação das práticas de ensino…

      Acessar mais artigos

      Av. Paulista, 901 – Bela Vista– CEP: 01310-200 São Paulo (SP)

      Relacionamento com o investidor (Vasta)
      • A SOMOS Educação
        • Quem somos
        • Blog
        • Somos Futuro
        • Coletivo Leitor
        • PROFS
        • Conteúdos para download
      • Sistemas de Ensino
        • Sistema Anglo
        • Sistema de Ensino pH
        • Ético
        • Fibonacci
        • Sistema Maxi de Ensino
        • Rede Pitágoras
        • Rede Cristã de Educação
      • Editoras
        • Editoras Ática e Scipione
        • Editoras Saraiva e Atual
      • Soluções Complementares de Ensino
        • Eduall
        • English Stars
        • Líder em Mim
        • Mind Makers
      • Soluções Digitais para Ensino
        • Learning Book
        • par
        • par literatura
        • Plurall
        • Plurall Store School
      • Soluções para Gestão Escolar
        • Livro Fácil
        • Phidelis
      • Contato
        • Fale conosco
        • Seja uma escola parceira
        • Trabalhe Conosco
      • Governança Corporativa
        • Canal Confidencial Cogna
        • Manual Anticorrupção
        • SUSTENTABILIDADE
        • Código de conduta
      • Informações financeiras
        • Debêntures
        • Aviso aos Acionistas
        • Demonstrações Financeiras
        • Relatório Anual
      Quero ser escola parceira