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    Estratégias para lidar com a inadimplência

    17 de novembro de 2020

    Por: Kelly Drumond

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    A inadimplência tem impactos intensos nas instituições privadas de ensino. Sem recursos, o planejamento e o fluxo de caixa das escolas são prejudicados, comprometendo a oferta de um ensino de qualidade e até a continuidade das atividades. 

    Por isso, fazer uma boa gestão da inadimplência é fundamental. Mas o que isso quer dizer na prática? Uma série de ações que envolvem estratégia, organização e criatividade podem permitir que a escola alcance melhores resultados financeiros. É sobre isso que falaremos neste artigo. Confira a seguir dicas e estratégias para lidar com a inadimplência escolar. 


    Gestão financeira e da inadimplência

    Tida como uma das maiores preocupações por parte dos gestores escolares, a falta de recursos faz com que as escolas acabem não cumprindo os objetivos traçados e a qualidade dos serviços prestados. Com sua receita centrada, em geral, nas mensalidades dos alunos, a inadimplência repercute diretamente no planejamento estratégico e financeiro escolar.

    Fazer a gestão da inadimplência deve ser uma prática administrativa constante. Os possíveis atrasos e não pagamentos precisam estar no radar das instituições de ensino. A prevenção é sempre uma boa aliada para que a escola não fique refém das circunstâncias externas. Dessa maneira, planejar, dialogar e negociar são condutas que, feitas de maneira constante e consistente, asseguram a boa saúde financeira da instituição. 

    A seguir, relacionamos algumas ações que podem ajudar a prevenir ou diminuir a taxa de inadimplência na sua escola. São sugestões de antecipação e atuação para que os débitos não se acumulem.  Mas, além disso, você conhecerá a possibilidade de ampliar a fonte de receita da escola, considerando como estratégia a oferta de materiais didáticos, por exemplo.


    Definir regras claras de pagamento no contrato de matrícula

    O contrato de matrícula é o documento que alinha os direitos e os deveres da escola, dos pais e responsáveis e servirá de embasamento legal para efetuar cobranças e tomar medidas diante dos casos de não pagamento. Dessa maneira, a elaboração de um bom contrato deve fazer parte das estratégias relacionadas à inadimplência.

    Para isso, é preciso conhecer a legislação vigente e entender o que a lei prevê para os casos de inadimplência. Com cláusulas claras e que respeitem os dispositivos legais, todos ficam alinhados sobre as condições estipuladas para cada uma das partes. Por exemplo, o vínculo estabelecido entre a escola e os responsáveis pelos alunos se enquadra em uma relação de consumo. Dessa maneira, a escola pode recorrer ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) para cobrar judicialmente uma dívida. Entretanto, vale reforçar que, de acordo com a Lei n° 9.870/99, a instituição de ensino não pode suspender o estudante de provas escolares, ou reter documentos, ou aplicar quaisquer penalidades pedagógicas em função da inadimplência.

    Para ter um modelo ideal do contrato, especifique os valores atualizados da mensalidade e a forma de pagamento acordada (em quantas parcelas e como se dará esse pagamento). Além disso, indique o valor da multa em caso de atrasos, para que os responsáveis tenham pleno conhecimento das condições da impontualidade.


    Antecipe-se e mantenha canais abertos de comunicação

    Comumente, a inadimplência está vinculada a falta de controle das famílias, tanto financeiro quanto relativo às tarefas de rotina. Por isso, enviar lembretes às famílias pode evitar que os boletos sejam esquecidos. A sugestão é que esses lembretes sejam automatizados, e aconteçam pelo sistema da escola, mensagens de aplicativo ou até mesmo e-mails.

    Essas notificações para lembrar os pais e responsáveis sobre as datas de pagamento podem ajudar a manter a programação prevista. Contudo, é essencial que esses canais estejam abertos para o retorno das famílias, para que elas possam também sinalizar algum impedimento prévio sobre o cumprimento do acordado.


    Revisar as políticas de cobrança

    Uma política de cobrança eficiente é capaz de minimizar as perdas. Porém, é importante ressaltar que manter uma boa relação com a família é premissa essencial das instituições de ensino. Por isso, é preciso ter muita cautela nas abordagens relativas à inadimplência, de forma a evitar desconfortos.

    Uma hipótese para definir estratégias bem direcionadas é categorizar os tipos de inadimplentes: os recorrentes, os sem históricos e os que passam por dificuldades, por exemplo. Com essa categorização, é possível criar negociações personalizadas para cada um desses diferentes grupos.


    Articular em conjunto com as famílias estratégias equilibradas de pagamento

    Às vezes as coisas nem sempre saem como o planejado, sobretudo em período de crises e instabilidades, como a pandemia, por exemplo. Se o débito de uma determinada família não for contumaz, articule em conjunto com ela estratégias equilibradas de pagamento.

    Estar disposto a negociar, oferecendo condições que não prejudiquem a escola, mas que se adequem à realidade dos pais e responsáveis, pode aumentar a probabilidade de receber o valor devido.


    Bonificar com descontos os pagadores adimplentes

    Honrar os compromissos com pontualidade pode ser uma ação reconhecida e valorizada pelas escolas. Oferecer descontos ou benefícios para os pagadores adimplentes pode ser uma estratégia para estimular o pagamento das mensalidades em dia. O reconhecimento dos bons pagadores pode acontecer através de desconto na matrícula do ano seguinte ou até mesmo possíveis reduções nas mensalidades, por exemplo.


    Ampliar fontes de geração de receita para a escola

    As escolas podem ampliar suas fontes de receita, ajudando a manter o planejamento e a saúde financeira da instituição. A aquisição do material didático pode integrar esse processo. Além de se transformar em um diferencial de comodidade para as famílias, pais e responsáveis (que conseguem comprar todo o material da lista escolar sem sair de casa e com descontos especiais), as escolas contam com benefícios financeiros imediatos. É que com a Livro Fácil as instituições recebem um repasse por cada livro vendido.

    Além disso, a Livro Fácil isenta as escolas de toda parte relacionada à logística e distribuição do material, poupando-as da preocupação com estoques e perdas. Mas, principalmente, eliminando os problemas com inadimplência, já que pagamentos e emissão de notas fiscais ficam sob a responsabilidade da Livro Fácil. Lembrando que a adesão é totalmente gratuita. Ou seja, os benefícios citados acima não geram custos para a instituição.


    Gestão escolar e pais em tempos de crise

    O contexto de pandemia fez com que o modelo de oferta dos serviços educacionais precisasse ser reconfigurado. Isso gerou questionamentos quanto a valores de mensalidades, descontos e negociações, impondo grandes desafios para a gestão escolar. 

    Para esclarecer questões relacionadas ao assunto, o English Stars, o Líder em Mim e a Mind Makers, marcas que integram o portfólio de Soluções Complementares da SOMOS Educação, promoveram um webinário para refletir sobre práticas e caminhos a serem seguidos.  O convidado para o bate-papo foi Roberto Prado, diretor executivo da Associação Brasileira de Escolas Particulares de São Paulo – ABEPAR. Na conversa, ele esclarece de forma sólida e prática as melhores estratégias para dar o suporte necessário às escolas e suas famílias, assim como à comunidade escolar num todo. Assista na íntegra o webinário “Gestão escolar e pais em tempos de crise”:

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