Feliz Dia do Diretor(a) Escolar

9 de novembro de 2021

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

O dia 12 de novembro marca as escolas com a comemoração do Dia do Diretor Escolar. Responsável por todos os aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos da escola, o papel desse profissional se modificou bastante no decorrer dos anos, mas não a sua importância.   

Por ser uma figura tão importante para a condução das práticas educacionais e para a formação dos estudantes, preparamos um artigo especial para homenagear seu dia. Neste artigo, você vai saber mais sobre o surgimento da função e conferir dicas de boas práticas para o profissional dessa área

Você também pode gostar:

E-book Marketing educacional: como destacar a sua escola

Guia completo da Escola Digital

E-book Pesquisa de satisfação escolar

Uma perspectiva histórica sobre a função do diretor escolar  

Apesar de a administração das escolas no Brasil ter começado em meados do período colonial, a função de diretor somente foi instituída com a criação dos Grupos Escolares, na Primeira República. Esses grupos eram instituições que compunham um projeto republicano de educação popular, e neles surgiu a figura do Diretor do Grupo Escolar, que ocupou um papel central no contexto pedagógico.  

Os primeiros grupos escolares foram criados no estado de São Paulo, na década de 1890. Tinham como objetivo unir pequenas escolas antes isoladas e tornaram-se símbolos de uma renovação educacional trazida com a Proclamação da República. A concepção principal era levar o acesso à educação a todos e universalizar o ensino. Dessa forma, os estudantes passaram a ser organizados por meio de séries niveladas.  

O diretor, nesse caso, tinha o papel de fazer uma ponte entre o governo e a escola, determinando as diretrizes pedagógicas e administrativas desses grupos. Desde então, o profissional da direção escolar se tornou uma grande referência e passou a ser reconhecido como gestor da escola.  

A importância do diretor na escola  

A atuação do diretor escolar é essencial para garantir o bom funcionamento das escolas. Esse profissional exerce um papel de liderança, portanto deve ser capaz de motivar os colaboradores e os professores e estabelecer um bom relacionamento com as famílias dos alunos, além de se envolver diretamente com as funções administrativas e financeiras da instituição.  

O diretor tem o papel de pensar e considerar detalhes que vão além do pedagógico. É preciso ter um olhar crítico sobre todos os setores da escola e analisar aquilo que não está funcionando para, junto da equipe pedagógica da escola, traçar objetivos e realizar melhorias.  

Dentre as principais funções do diretor escolar, estão:  

  • Garantir a boa saúde financeira da escola;  
  • Estar atento aos problemas do país e da comunidade escolar;  
  • Cuidar da infraestrutura, zelando por locais limpos, acessíveis e seguros;  
  • Elaborar e revisar os documentos burocráticos, como o Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Pedagógico); 
  • Manter a escola de acordo com a legislação educacional;  
  • Motivar os colaboradores e professores e propiciar um bom relacionamento entre eles;  
  • Incentivar a participação de toda a equipe da escola no planejamento com uma gestão democrática;  
  • Promover desenvolvimento dos alunos;  
  • Receber e se relacionar com os pais e responsáveis dos estudantes.  

 
Boas práticas para ser um bom diretor de escola  

Para ser um bom diretor escolar, é necessário que esse profissional seja capaz de inspirar a mudança. Isso porque ele deve estar preparado para identificar e analisar as demandas do dia a dia escolar, sejam elas dos alunos, dos colaboradores, dos professores ou mesmo das famílias.   

É importante manter em mente que o diretor trabalha em equipe, criando um ambiente de integração entre todos os setores da escola. Nesse contexto, algumas boas práticas podem contribuir de forma significativa com as atividades do diretor, sendo elas:  

  • Demonstrar iniciativa: o diretor escolar deve tomar a frente dos interesses da escola;  
  • Ser flexível: ser capaz de mediar os momentos desafiadores com flexibilidade;  
  • Mediar bem os conflitos: saber ouvir e dialogar para que os problemas sejam resolvidos com mais facilidade;  
  • Possuir um pensamento visionário: facilidade em analisar o contexto que a escola está inserida e traçar objetivos claros;  
  • Manter-se atualizado: ter interesse em conhecer os assuntos que estão em tendência no mundo da educação e abrir-se para as novidades;  
  • Praticar uma gestão democrática: o diretor deve envolver todos da equipe, garantindo o comprometimento e a valorização de todos os colaboradores;  
  • Trabalhar com organização: mesmo com diversas tarefas realizadas ao mesmo tempo, o diretor deve ser capaz de decidir prioridades e trabalhar com prazos.  

Uma homenagem da SOMOS Educação 

O Dia do Diretor e da Diretora escolar rememora um momento muito importante para a história da educação brasileira. Um profissional tão importante merece ser devidamente homenageado e reconhecido por todos. A importância de se celebrar datas como essa está justamente em fazer com que esses profissionais se sintam valorizados por todo o trabalho que desempenham diariamente.  

Pensando nisso, em homenagem à data, a SOMOS Educação lança a Semana dos Diretores Escolares: uma semana de conteúdos incríveis para ajudar esses profissionais nos desafios diários da gestão.  

Na Semana dos diretores escolares, os inscritos receberão, durante 5 dias, materiais exclusivos sobre temas pertinentes à gestão escolar, como planejamento, campanha de matrículas, relacionamento com as famílias e muito mais! Para participar é muito simples: clique na imagem abaixo, preencha o formulário e inscreva-se! 

Compartilhar: