Contraturno escolar: conheça as vantagens e 5 atividades que podem ser adotadas pela sua escola

18 de fevereiro de 2022

Por: Kelly Drumond

Compartilhe:

O contraturno escolar é uma importante possibilidade de complementação e ampliação das estruturas curriculares. O tempo extraclasse funciona como uma extensão do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento mais amplo dos alunos, permitindo a vivência com outros aspectos da educação, além dos conteúdos formais. 

Além disso, as atividades extracurriculares são estratégias efetivas para que as escolas ampliem suas fontes de receita e melhorem os resultados financeiros da instituição. Neste artigo, você vai entender as vantagens do contraturno escolar e conhecer 5 atividades que podem ser adotadas com sucesso pela sua escola. Confira!

Você também pode gostar:

O que é Contraturno escolar? 

O conceito de contraturno refere-se ao período oposto ao das atividades regulares da escola. São cursos extracurriculares oferecidos pelas instituições de ensino com o propósito de complementar as práticas curriculares. Dessa maneira, o contraturno é considerado uma importante ferramenta para o processo de desenvolvimento integral dos estudantes

A partir dessa perspectiva, as atividades de contraturno não devem ser percebidas apenas como a ampliação do período de estudo, mas sim como uma possibilidade efetiva de assegurar aos alunos a vivência com outros aspectos da educação, além dos conteúdos formais trabalhados em sala de aula. Ou seja, o contraturno escolar é uma extensão do processo de aprendizagem dentro da escola. 

As vantagens das atividades de contraturno

As vantagens das atividades de contraturno são inúmeras e beneficiam a escola, os alunos e também as famílias. Essas práticas extracurriculares potencializam o desenvolvimento amplo e integral dos estudantes, favorecerem o aproveitamento do tempo das crianças e jovens, e ainda dão tranquilidade aos pais. Confira a seguir: 

Melhora o rendimento escolar dos alunos 

As atividades após o período regular de aula diversificam as possibilidades de obtenção de conhecimento, e como consequência disso, há uma melhora no rendimento escolar dos alunos.  

Comodidade para as famílias 

Permanecer na escola, mesmo após o horário de aulas, garante aos pais e responsáveis a comodidade de saber que os filhos estão em um espaço seguro e acolhedor, aprendendo e desenvolvendo habilidades específicas. Articular a agenda das crianças e jovens com atividades diversificadas em um mesmo espaço é algo considerado pelas famílias como um dos incentivos para a escolha da instituição de ensino. 

Diferencial para a escola 

Ao ampliar e diversificar os serviços da escola, a instituição de ensino se destaca frente à concorrência. A oferta complementar de ensino é um diferencial para a escola e ajuda a manter o planejamento e a saúde financeira da instituição. 

Formação cidadã dos estudantes

Por seu viés multidisciplinar, as atividades de contraturno auxiliam a formação dos alunos de maneira mais holística. As práticas permitem aos estudantes o contato com experiências diversificadas, oportunidades de interações intensas e socialização. Com isso, há o estímulo para potencializar a formação cidadãcom o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, responsabilidade, altruísmo e empatia. 

Soluções educacionais para o contraturno escolar 

É comum que cursos de idiomas e as atividades esportivas estejam entre as práticas mais recorrentes de contraturno. Mas, nos últimos anos, uma infinidade de atividades extracurriculares tem sido adotadas pelas escolas de todo país, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação do aluno do futuro.  

Essa gama extensa de possibilidades abarca todos os segmentos e fases de escolarização, explorando as mais diversas áreas do conhecimento. Em geral, elas costumam ser práticas (vinculadas à métodos “mão na massa”) e, por isso, tendem a ser mais atraentes do que as aulas das disciplinas regulares.  

Para garantir bons resultados, é fundamental que elas proporcionem aos alunos vivências significativas e coerentes com a proposta de ensino da escola, sempre contando com orientação de profissionais especializados. Além disso, é importante que elas sejam alinhadas aos interesses dos alunos das novas gerações.  

A seguir, relacionamos 4 soluções educacionais que podem ser adotadas no contraturno da sua escola. 

Desenvolvimento Socioemocional 

Diante do dinamismo e velocidade com que as mudanças têm acontecido no mundo, formação socioemocional dos jovens tornou-se não apenas fundamental, mas também obrigatória, como já determina a própria Base Nacional Curricular (BNCC). Dessa maneira, o desenvolvimento intencional das chamadas habilidades socioemocionais pode integrar as práticas de contraturno escolar.  

O Líder em Mim (LEM) é um programa que visa ao desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos. O objetivo é dar o suporte tanto para a instituição de ensino quanto para os estudantes, com o intuito de criar um contexto propício para a aplicação dessas competências. A solução é considerada o melhor programa socioemocional, com resultados comprovados e endossados pelo Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), maior autoridade no assunto do mundo.  

O Líder em Mim foi desenvolvido originalmente nos Estados Unidos, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Os conceitos abordados pela obra foram adaptados à realidade educacional do Brasil e o programa atende crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio. 

Formação bilíngue 

A demanda por uma educação bilíngue vem se intensificando muito aos longos dos últimos anos. Imprescindível para conquistar melhores oportunidades de estudo e no mercado de trabalho, o aprendizado de um segundo idioma possibilita também o desenvolvimento emocional e cognitivo dos estudantes. 

English Stars é um sistema de ensino de inglês que tem a missão de levar uma formação bilíngue efetiva para o maior número possível de crianças, desenvolvendo competências para que elas possam estar preparadas para o futuro. Ajustável à grade da escola, o programa atende aos alunos da Educação Infantil até os Anos Finais do Ensino Fundamental e propõe a formação bilíngue explorando a abordagem CLIL.  

A metodologia Stars tem como objetivo fornecer aos estudantes um ensino de inglês de qualidade e que proporcione o desenvolvimento das competências do século XXI apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As quatro habilidades da língua (escuta, fala, escrita e leitura) são trabalhadas de forma integral e todas as aulas são ministradas totalmente em inglês, possibilitando uma maior imersão no idioma. 

Pensamento Computacional 

O Pensamento Computacional apresenta fundamentos da Ciência da Computação para desenvolver habilidades relacionadas à resolução de problemas. O conceito ganhou relevância nos últimos anos e tornou-se conteúdo obrigatório em mais de 50 países. Alunos que aprendem programação de computadores e fundamentos de tecnologias digitais desde cedo adquirem desenvoltura, confiança e autonomia para solucionar problemas neste século, moldando as tecnologias à sua necessidade e expandindo os limites da sua criatividade. 

A Mind Makers é uma editora educacional que desenvolve conteúdos inovadores para a Educação Básica, que podem ser inseridos na matriz curricular da escola e trabalham de forma criativa as competências gerais da BNCC. A partir de uma metodologia ativa e de aulas superdinâmicas, a solução permite que crianças e jovens coloquem a mão na massa para desenvolver habilidades indispensáveis para os desafios do presente e do futuro

No programa de Pensamento Computacional, os alunos aplicam tecnologias digitais como programação, robótica, eletrônica digital, internet das coisas, inteligência artificial e práticas maker para solucionar problemas interdisciplinares. Tudo isso em um espaço especialmente preparado para a disciplina. As aulas são baseadas em projetos e usam técnicas de gamificação para engajar os alunos e desenvolver competências indispensáveis aos profissionais do presente e do futuro. O conteúdo programático evolui conforme uma trilha de aprendizagem que vai da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental. 

Empreendedorismo

educação empreendedora na escola tem assegurado aos estudantes uma formação abrangente e multidisciplinar, desenvolvendo habilidades essenciais da sociedade contemporânea. Os projetos para esse tipo de formação desenvolvem competências múltiplas nos estudantes, alinhadas à capacidade de aprender, adaptar-se e promover transformações. O fomento ao pensamento crítico e propositivo, a análise problemas e a busca por soluções inteligentes são exemplos das competências que podem ser potencializadas com o trabalho de educação empreendedora dentro da sala de aula.   

A Mind Makers oferece o Empreendedorismo Criativo como uma disciplina prática para que jovens do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio se tornem protagonistas de um futuro cada vez mais imprevisível. A criatividade é trabalhada em todas as aulas, que trazem repertório atual e abordagens da cultura digital que possibilitam aos alunos imaginar e traçar caminhos futuros. As metodologias de aprendizagem são alinhadas à BNCC e os alunos aprendem a empreender criando projetos reais para solucionar problemas da escola, da sociedade e do mundo, impactando positivamente seu entorno. 

Conheça mais sobre as soluções complementares da SOMOS Educação

Sua escola pode contar com a SOMOS Educação para o desenvolvimento integral dos alunos e para implementar projetos diversificados no contraturno escolar. As soluções educacionais estão alinhadas às necessidades e interesse dos estudantes, fazendo-os se identificarem cada vez mais com a escola, em uma espiral positiva de satisfação e resultados.  

Quer conhecer mais detalhes das soluções complementares da SOMOS? Clique abaixo e receba gratuitamente o whitepaper com informações sobre todas as marcas que integram o amplo portfólio do grupo:

Compartilhar: