Quem Somos

A SOMOS Educação é o principal grupo de educação básica do Brasil.

Nossos sistemas de ensino, editoras e soluções educacionais para o ensino básico impactam o dia a dia e transformam a vida de milhares de educadores e  alunos por todo o país.

As marcas que compõem o grupo SOMOS Educação são referências de qualidade e potencializam a capacidade do grupo de formar uma sociedade mais bem preparada.

Construindo tudo isso, existe um time de profissionais inquietos que compartilha o compromisso de formar gerações de brasileiros cada vez melhores.

VISÃO

Apoiar estudantes brasileiros, em todos os segmentos, por meio de soluções educacionais inovadoras e de alta qualidade, em parceria com os educadores.

 

MISSÃO

Transformar a sociedade por meio da educação.

VALORES

SOMOS:

  • Inovadores;
  • Colaborativos
  • Corajosos;
  • Inquietos;
  • Fazedores.
Manifesto SOMOS

Acreditamos que mais do que preparar alunos para a vida, o papel da educação deve ser prepará-los para mudar o mundo.

SOMOS Educação é um grupo que move a educação brasileira em diversas frentes: escolas próprias, sistemas de ensino, editoras, soluções educacionais, além de produtos e serviços para gestão e formação complementar dos alunos, professores e pais.

Desenvolvemos crianças, jovens e adultos para o século XXI, pessoas das gerações Y, Z e das que vêm a seguir. Partimos do pressuposto da colaboração, do pensamento não linear, dos relacionamentos em rede, para termos indivíduos mais preparados para o futuro que não conseguimos prever.

Nosso trabalho é fazer com que os dias dos jovens na escola sejam desafiadores e os inspirem a sonhar alto, ensinando-os a pensar por conta própria e a trabalhar melhor em grupo.

A SOMOS Educação é formada por um time de profissionais inquietos que compartilha o compromisso de formar gerações de brasileiros cada vez melhores. Pessoas que escrevem suas próprias histórias, encaram de frente qualquer desafio e agarram a infinidade de oportunidades que os cercam.

SOMOS o que criamos ao nosso redor.

Nosso nome
Nomes precisam traduzir a personalidade de uma instituição. SOMOS Educação sugere uma conexão com o que há de mais evidente nos dias de hoje: o mundo colaborativo. É mais nós, menos eu, une as várias marcas e integra a estratégia do grupo. “SOMOS o que criamos ao nosso redor”, essa é a essência da marca.

Nossa história

A SOMOS Educação é um dos principais grupo de educação básica do país, com a oferta completa de soluções educacionais para escolas privadas brasileiras. A companhia posiciona-se como parceiro integral da escola,  por meio do seu amplo portfólio de soluções educacionais que conta com sistemas de ensino, editoras, soluções de ensino complementar (incluindo idiomas e socioemocional), além de plataformas de aprendizado digital e e-commerce.

2010

Nossa história começa no ano de 2010, quando as editoras Ática e Scipione e o sistema de ensino SER, então pertencentes ao Grupo Abril, foram cindidos para formar a Abril Educação. À época, essa separação possibilitou aproveitar a tradição e o pioneirismo na produção de livros didáticos e paradidáticos das editoras e explorar o potencial do segmento de educação.  A forte expansão da Abril Educação atraiu fundos de private equity e, em 2010, a gestora de recursos BR Investimentos incorporou 24,7% do capital da Abril Educação S.A. Em julho de 2010, adquirimos o sistema de ensino e cursinho pré-vestibular Anglo, uma das mais sólidas marcas educacionais do país, reforçando nosso compromisso com qualidade e fortalecendo nossa presença no mercado de escolas privadas brasileiras.

2011

Em 2011, tivemos uma série de acontecimentos importantes, começando com a compra das escolas e cursos pH, uma das marcas mais tradicionais no Rio de Janeiro, e que levou à criação do sistema de ensino pH em 2012, suportado pelo conteúdo bem estruturado e altos níveis de aprovações nas melhores faculdades do Brasil do colégio pH. Já em julho de 2011, a Abril Educação S.A. decidiu captar recursos no mercado de capitais por meio de uma oferta pública inicial de ações (IPO). Por fim, em outubro de 2011, compramos outro sistema de ensino, o Maxi, complementando nosso portfólio e atuação.

2012

Em 2012, expandimos nosso escopo através da oferta do programa “O Líder em Mim”, desenhado para promover mudanças comportamentais em educadores, crianças e adolescentes através do desenvolvimento de habilidades do século 21, ajudando os alunos a tomar as rédeas de suas vidas e serem uma parte da transformação social que vivem.

2013

Começamos a desenvolver o Plurall, uma plataforma prática, organizada e inovadora, que traz o conteúdo complementar visto em aula, listas de exercícios, exames preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares das principais universidades do Brasil, vídeos institucionais e um banco de perguntas e respostas. Além disso, os alunos contam ajuda de tutores que estão disponíveis para auxiliá-los mesmo nos finais de semana e feriados. Para as escolas e pais, o Plurall providencia relatórios de performance que mostram o desempenho de cada aluno, apontando seus erros e acertos e comparando com benchmarks de escolas de todo o Brasil.

2014

Criamos o Plurall Maestro, uma plataforma para os professores criarem suas próprias atividades e exercícios e produzam novos conteúdos e provas, resultando em uma personalização de estratégias de ensino. Em outubro de 2014, a Abril Educação concluiu a migração para o Novo Mercado da B3, segmento em que estão alocadas empresas com as mais avançadas práticas de governança corporativa.

2015

Em fevereiro, a Tarpon Investimentos assumiu o controle da companhia, adquirindo 40,6% da empresa, da Abrilpar Participações, pertencente à família Civita. Em junho de 2015, a empresa então deixa a cor verde e a árvore símbolo e adota nova identidade que simboliza a fase atual da nova companhia: a SOMOS Educação. A marca sugere uma conexão com o que há de mais evidente nos dias de hoje: o mundo colaborativo. É mais nós, menos eu, une as várias marcas e integra a estratégia do grupo. Em dezembro de 2015, concluímos a aquisição de 100% da Saraiva Educação, que inclui a editora e o sistema de ensino Ético, o que reforçou o compromisso de estarmos cada vez mais presentes nas escolas, por meio de uma relação muito próxima com seus professores, alunos, famílias e mantenedores.

2016 

Durante o ano de 2016, trabalhamos para integrar as operações da Saraiva Educação. Realizamos a integração de 6 centros de distribuição em apenas 1, localizado em São José dos Campos (SP), e fizemos a integração do nosso Centro de Serviços Compartilhados (SSC).

2017

Criamos o PROFS, programa de treinamento para professores, fortalecido pela parceria com o Instituto Singularidades em 2017. O PROFS foca em desenvolver as competências e habilidades que os professores, administradores e especialistas irão precisar no século 21 para constantemente aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Em 2017, a criamos a PAR, ou “Parceria”, uma solução para engajar escolas por meio de contratos de longo prazo com a venda dos livros didáticos. Esse modelo beneficia escolas que querem preservar suas preferências pedagógicas e receber o mesmo nível de serviço e suporte que nossas escolas parceiras de sistemas de ensino recebem.  Acreditamos que a PAR é o futuro do negócio de livros didáticos, nos ajudando a atender e fidelizar nossos clientes. Ao final de 2017, também adquirimos a Livro Fácil, um marketplace, que também contribui para o sucesso da PAR.

2018

Em 2018, criamos a English Stars, solução de ensino complementar em inglês que oferece as escolas parceiras uma solução bilíngue inovadora. Por fim outubro de 2018, a Cogna concluiu a compra da SOMOS Educação como uma expansão de suas operações de educação básica e modelo de negócios B2B, integrando um provedor completo de alta qualidade, com um portfólio compreensivo de soluções e marcas servindo todos os segmentos do mercado de educação básica privada. Com a Cogna, a SOMOS ampliou o seu portfólio de sistemas de ensino com Pitágoras Rede e Rede Cristã de Educação e a solução complementar de inglês, Bilingual Experience.

Accessibility