Provas do próximo Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas dias 22 e 29 de setembro com a expectativa de participação de mais de 60 mil alunos de todo o Brasil

Aproximadamente 60 mil alunos do Ensino Médio irão participar do último Simulado do Enem 2019. Esta é a expectativa da SOMOS Educação, uma das principais organizações de educação básica do Brasil, que realizará  as provas simuladas em dois dias, 22 e 29 de setembro, com duração exatamente nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, enquanto no segundo dia, Ciências da Natureza e Matemática. A aplicação ocorre simultaneamente em escolas próprias e parceiras, e participarão estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, alunos do 1º e 2º anos também podem participar como treineiros.

Como ressalta a Profa. Hydnea Ponciano, responsável pela área de Currículo, Avaliação e Qualidade da SOMOS Educação, esta é uma importante ferramenta de monitoramento pedagógico para as escolas e também para o aluno. “A SOMOS oferece quatro Simulados do Enem ao ano. E a cada edição, tanto a escola como aluno podem acessar a plataforma e analisar o desempenho nas áreas de conhecimento, o ranking em relação ao grupo avaliado, assim como as habilidades que estão acertando e errando, e as questões das provas, bem como sua resolução”.  A cada edição são cerca de 30.000 alunos e à medida que a data se aproxima do ENEM, o número duplica, com a expectativa em 60.000 alunos inscritos.

Os Simulados promovidos pela SOMOS Educação serão aplicados em todas as regiões brasileiras, participando estudantes de 22 colégios próprios, os sistemas de ensino da Rede Anglo, Rede pH, além de escolas públicas parceiras. A experiência permite vivenciar a dinâmica das provas e preparar os alunos para o Enem, que esse ano ocorrerá em 3 e 10 de novembro, já que com o resultado é possível concorrer as vagas do SISU, conseguir benefícios estudantis por meio dos programas do governo para universidades públicas, bolsas de estudo e financiamento estudantil. Além de poder pleitear os estudos em uma universidade portuguesa.

“A SOMOS Educação tem hoje a melhor amostra nacional de uma rede de ensino básico no país, uma vez que participam escolas de todas as regiões do país, de todos os níveis socioeconômicos e de todos os portes”, completa Hydnea. Esta diversidade também está presente no Enem Nacional, o que faz com que o resultado fique muito semelhante à “régua” utilizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, que aplica os Exames.

A divulgação dos resultados do último Simulado Enem promovido pela SOMOS em 2019 está prevista para o dia 21 de outubro.

Accessibility