Idealizada pelo INSTITUTO SOMOS em parceria com o ESPAÇO ÉTICA, a Jornada da Ética transforma a prática cotidiana em atitude reflexiva e leva discussões sobre ética e conteúdo especializado para todo o Brasil.

Dividida em duas etapas, a Jornada da Ética é um curso on-line e gratuito de oito trilhas de aprendizagem sobre ética e um concurso cultural para premiar as iniciativas de transformação da convivência idealizadas por estudantes e seus professores.

Lançado no final de agosto deste ano, o curso teve mais de 1.100 professores inscritos e o concurso recebeu 5 projetos de escolas, de cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que foram submetidos a análise de um juri técnico. O grande vencedor será anunciado no evento II Encontro sobre Ética nos Negócios, dia 27 de novembro.

Sobre os projetos

O projeto Encantando a F.E.I da escola Fundação Educacional Ipanema, da cidade de Iperó/SP. Os alunos querem transformar uma área ociosa da escola com uso de materiais recicláveis em um espaço para convivência, leitura ao ar livre, prática de jogos educativos e melhor aproveitamento durante os estudos.
O projeto Melodia da Aprendizagem da Escola Estadual Prof. Paulo Chaves, de Limeira/SP, propõe o estudo de disciplinas escolares e discussões sobre Ética por meio de produções musicais. Pretendem disseminar as músicas para promover a reflexão sobre Ética na comunidade.
Depois de alguns casos de mau comportamento, falta de respeito aos horários, às opiniões dos outros e aos professores e funcionários, os alunos do Centro Educacional Monteiro Lobato, de São Gonçalo/RJ, elaboraram o projeto Com Viver com o objetivo de melhorar a convivência e chamar os alunos para ação por meio de pequenos gestos para transformar o dia a dia das pessoas ao redor.
Para melhorar a convivência entre os alunos e combater a evasão, o projeto Recanto do Conhecimento, da Escola Estadual Beatriz Lopes, de São Paulo/SP, pretende revitalizar um pátio não aproveitado da escola e passar a promover trocas de conhecimentos diversos e atividades musicais, jogos, artesanato, canto e danças.
Ao envolver a comunidade na reflexão e discussão sobre os problemas do bairro o projeto Laboratório de Ideias, do Colégio Santa Catarina, São Paulo/SP conseguiu levantar, por meio de um processo criativo e democrático, soluções para um melhor convívio.

 

Accessibility